sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Day Two

Final de ano é assim: a família mostra suas garras. Sempre.
Não falo apenas daqueles que aparecem pras festas de fim de ano. Falo até daqueles que estão todos os dias juntos.
Pelo menos, no meu caso, as coisas ficam piores nas festividades.

No Natal, uma das conversas na cozinha de casa foi essa:
Minha mãe: E eu, que sonhei com patos a noite inteira. Tinha pato pra tudo quanto é lado.
Minha avó: Ah..mas é bom sonhar com pato.

Eu nunca ouvi isso.
Ninguém nunca ouviu isso. Que é bom sonhar com pato.
Aposto.
Aí, perguntei: Por que é bom sonhar com pato, vó?
E ela: Não sei. Mas é bom.

Sabedoria familiar. Não precisa de explicação.

Na ceia da virada do ano. À meia noite do dia 31.
Eu: Sabe o que é engraçado? Esse jantar foi feito no ano passado. Tá meio velho já, né?
Risos. O primeiro do ano.

Aí, no dia seguinte, o almoço de primeiro de janeiro.
A gente na sala, esperando minha mãe trazer o arroz da cozinha. De repente, um barulho vem de lá.
- Aaai, derrubei todo o arroz - diz minha mãe.
Que, depois, aparece com todo o arroz na travessa:
- Brincadeira!
Ai, ai...
- Mãe, não é primeiro de abril. É primeiro do ano. - e essa fui eu.

Depois me perguntam porque sou do jeito que sou.
Não acho que restem dúvidas depois disso.
Restam?

Aí a Sandra Annenberg vem me dizer, no Jornal Hoje, "ano novo, língua nova", sobre a mudança do português.
Sério?
Vou ter que me preocupar com o português na primeira semana do ano?
Se for assim, já cansei2009.

8 comentários:

Paulo Rodrigues disse...

rá!!!
Sua avó parece minha mãe e sua mãe parece minha avó... que louco isso mas deixa eu contribuir pra sua sabedoria popular:
Sonhar com patos significa lucros em favor do chefe da casa.

Lingua nova... tanta gente devia arrumar uma... pessoas que se acham mais que os outros... na rádio tem um babaca que precisa de uma pois além de gastar excessivamente, só fala merda... e antes que tenha de trocar os dentes, devia trocar a lingua... mais barato né!!!?

Agora... YOU!!!
Se vcx fosse diferente do que é eu não estaria aqui!


bjstragoconchinhaprajujumasqueiraqueelapegassecomigo

Rafael Melo disse...

Naranha!
Sua mãe lembra quais as cores dos patos? Sei lá, né! Pato branco, pato preto, pato no prato, prato no chão... Tudo isso pode ter algum significado místico. hauehuaheuhua!
Lá vem eu avacalhar o ano novo!
Por que você é assim? Porque é! Não precisa de explicações. Sabedoria de família.
Beijosóbeijo!

Unknown disse...

Poxa, sonhar com pato é tão bom quanto sonhar com Ben chantageando Locke.
E que piadista a senhora-sua-mãe-eterna-miss!

Eu estou agoniado com a mudança da lingua. Tudo isso só pq Lula não sabe as regras de acentuação.
Cansei2009 tão cedo? Jamais! mandre Annenberg a puta que pariu e lance o Descansei2009.

Beijolostestávoltando

Júnior disse...

Hahahahahahaha... Caralho! Parece que vejo você falando ao ler... Risos...

Adorei sua vó - Patos... Sonhei com o Pato Fu uma vez, será que muda alguma coisa? Hahahaha...

Tem arroz ainda?

beijo, feliz 2009! Que ele não seja empatado! Hahaha...

Samanta C. disse...

Huahuauh!
Patos , patos.. quero sonhar com patos!

nhóooooooo!

nacim elias disse...

mãe da maranha no ano novo:
DERRUBEI O ARROZ
e logo em seguida
BRINKS, SÓ DERRUBEI O WHIKS 12 DO SEU PAI!

nacim elias disse...

wisk, whisk, wisky, sei lá como escreve, cansei 2009

Unknown disse...

whiskas?

miau