quinta-feira, 14 de agosto de 2008

História mal contada. Duas vezes.

Passeando pelo blog do Paulo Henrique Amorim, encontrei um post sobre Dantas. Na verdade mais, mas comento um.
Sobre as versões diferentes dadas por Dantas em NY e na CPI, Paulo Henrique reproduziu um texto da Teletime. Embaixo, comentou:

"Em tempo: vamos imaginar que Elliot Ness, da Polícia Federal, tenha prendido Al Capone. Finalmente, depois de todo mundo saber – a Polícia estadual, o Judiciário, o Legislativo – que Al Capone contrabandeava uísque falsificado do Canadá para vender nos speakeasy de Chicago. Mas, Elliot Ness era corajoso e honesto. Resistiu a todas as pressões. E conseguiu pôr algemas em Capone. Aí, o Congresso americano montou uma CPI para tratar da Lei Seca. Chama Al Capone para depor, como suspeito de ser o maior contrabandista de uísque dos Estados Unidos. O deputado Joseph Kennedy, que distribuía uísque de Al Capone no mercado de Boston, presidente da CPI, fez uma pergunta de bandeja para Al Capone. Al Capone acusa Elliot Ness. Diz que ele era um policial desonesto, movido por interesses subalternos quando decidiu, por fim, colocar as algemas nele. Caro leitor, você acha que o Chicago Tribune, o principal jornal de Chicago, seria capaz de dar credibilidade a Al Capone e colocar na manchete essa “suposta” acusação a Elliot Ness ? ? Nem pensar, não é isso, caro leitor ? Pois foi o que a Folha fez: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cp14082008.htm."

O post inteiro é mais interessante do que minha reprodução. Mas mais que os dois, é, de fato, a manchete da Folha.

Um comentário:

Daniel Serrano disse...

hahaha. o pHA tem momentos engraçadíssimos. esse foi muito bom. só preciso parar de baixar a cabeça pro bispo que tá ficando feio!