sábado, 16 de agosto de 2008

Ai mundo..

Vou contar uma história que meu avô me conta enquanto minha avó reclama, dizendo que é uma "extracharia". "Extracharia" - não estou certa se grafo corretamente, ou mesmo se há uma grafia correta - significa, na língua da minha família, uma coisa fraca, porcaria por si só. Um dia ainda documento todo o vocabulário.
Enfim..A história é a seguinte:

Uma senhora tinha um gato chamado Mundo. Belo dia chegou em casa uma visita para a senhora, uma amiga. A senhora, sem nome como a visita, foi recepcionar a outra. No entanto, havia deixado um frango assado em cima da mesa, tirado então do forno, quentinho e douradinho.
Mundo, o gato, morria de fome. E sua dona, a mulher, havia sido pega na conversa de forma inescapável pela visita inoportuna. Idosas, o assunto regido era o falecimento de amigos, já que a visita vinha trazendo a notícia de mais um deles que se ia. Gato sabido, Mundo percebeu que sua dona não poderia sair da companhia da visita e deixá-la às lágrimas. Correu para a mesa, prendeu o frango nos dentes e o levou para baixo do sofá. A dona via, desesperada, seu frango ser comido aos poucos. E desesperava-se mais por não poder fazer nada, já que a visita lhe prendia na prosa. Soltou, então, a moral da história:
- Ai Mundo, de um em um vai indo tudo..
- É, daqui a pouco vamos nós - respondia a visita, mal sabendo que, de fato, a senhora falava com o gato dos Mundos.

Tudo isso para dizer que o mundo levou mais um hoje. Dorival Caymmi, com 94 anos, partiu na manhã deste sábado.
Entre inúmeras e belas composições, destaco Marina. Belíssima letra e que meu avô - o mesmo narrador da bela história do Mundo - canta pra mim há 19 anos.
Não canso de ouvi-lo, se querem saber.
E é uma bela homenagem às Marinas. O que me envergonha de ter prestado ao autor tão fraca homenagem com a história do Mundo.

Aqui, um vídeo com "A preta do Acarajé", com voz, violão e composição de Caymmi.
Crédito pro pessoal da comunidade de Dorival no Orkut.

3 comentários:

Projeto Interdisciplinar disse...

Próximo post? Dioguinho? Mariquinha? Pediu direitos autorais pra Seu Luiz?

Quanto ao vocabulário, que fique no anonimato, Chimi. =]

Unknown disse...

É com certa timidez que confesso que a família Alves Aranha (pois não sei ao certo qual delas) me fascina, com suas manias, jargões e vocabulário/dialeto próprio.

História interessante e muito triste fiquei em saber que Caymmi se foi.
Mas feliz fico em saber que o Soma tem cumprido a sua missão, de transmitir a notícia (pois é, com tantos G1 e Terra Noticias por aí, foi aqui que descobri a fatidica notícia do Caymmi).. Ponto pro blog, mano! =P

Unknown disse...

Apesar de triste a notícia, não pude deixar de associar ao 'daí o muuundo', se é que você me entende! haha