terça-feira, 1 de julho de 2008

"Uma longa queda"

Eu disse pro Fábio que tinha 60 reais de bônus pra descontar na Saraiva e pedi sugestões. Ele me recomendou um livro que estava lendo: Alta Fidelidade, de Nick Hornby. Como estou um pouco cansada de histórias de casais, resolvi manter meia dica do Fábio.

Fiquei com o autor, troquei o título. Escolhi "Uma longa queda" e, para completar o desconto, "Nunca subestime uma mulherzinha", da Fernanda Takai. Depois de ter lido o da Takai - muito bom, diga-se de passagem - comecei o de Hornby. E acabei ontem. Devo ter levado umas duas semanas, mas o que importa aqui não é a rapidez, e sim a história, ué.

Ela, aliás, é muito boa. Na véspera de ano novo, o apresentador de TV inglês Martin Short resolve cometer suicídio pulando do alto do Topper's House. Mas ele não é o único que tem essa idéia: a mãe solteira Maureen, o entregador de pizzas JJ e a adolescente rebelde Jess também querem fazer daquele dia o último de suas vidas e naquele mesmo lugar. Os quatro, então, constroem uma relação baseada na mesma esperança que têm: nenhuma, mas cada um a seu modo.

A história é contada pelos depoimentos de todos os personagens, que se intercalam com subtítulos. Eu achei que fosse ser confuso, mas me enganei. Existem ganchos, para a felicidade do capitão (ai, não é a primeira vez que falo isso e que não é engraçado). E vai fluindo.



Pra variar, eu fiz grifos durante a leitura. Não sei muito bem porque faço isso, mas na hora em que venho postar, eles me permitem destacar alguma parte que achei interessante. Como essa:
"Se o preço que você tem que pagar por um pecado é tão alto que você acaba querendo se matar e acaba cometendo um pecado ainda maior, então Alguém errou nos cálculos. Alguém está superfaturando".
Esse é um desabafo de Maureen, que, católica, reflete sobre sua vida pensando na religião.

E ainda existem muitas outras frases que, pensando bem, não fariam sentido fora do contexto.

Humor negro, ironia e sarcasmo. De todos, muito. E muito bem explorados.

Eu, pra variar, recomendo. E empresto, se quiserem. Mas o livro vem com meus grifos pertinentes!

Ao Fábio, digo que foi uma ótima aquisição. Gracias!

3 comentários:

Unknown disse...

Esses meus amigos cultos que leem 3 livros ao memso tempo com um lapis na mão, viu.
Confesso que achei interessante a trama deste segundo livro.
Mas minha meta é terminar Cegueira, que estou deliciando aos paços de tartaruga.

Unknown disse...

PASSOS!!!
"Maiara mode: on".. mals!

marina aranha disse...

HAHAHA
Zé anarfa.