quarta-feira, 25 de julho de 2007

(Ainda) tem alguém aí?

Ironicamente, depois do último post - onde comentei quão ativo seria o mês de julho - nenhuma viva alma passa por aqui.

Nesse momento, enquanto tiro o pó e as teias de aranha do ambiente, aproveito para indicar, em poucas linhas, um filme a que assisti ontem: “Saneamento Básico”.


A história é sobre uma pequena comunidade no Rio Grande do Sul que sofre com problemas de esgoto. Para tentar reverter a situação, Marina (Fernanda Torres) descobre que há a possibilidade de se fazer um vídeo para o qual a prefeitura tem verba disponível. Com seu marido Joaquim (Wagner Moura), a irmã Silene (Camila Pitanga), o cunhado Fabrício (Bruno Garcia) e seu pai Otaviano (Paulo José), Marina começa a trabalhar na produção do curta de 10 minutos que pode melhorar a condição de vida dos habitantes da Linha Cristal.

Confesso que não sou das maiores fãs do Jorge Furtado, mas se a Fernanda Torres for dirigida por qualquer um que estiver na rua e a convide para fazer um filme, eu vejo!
É bobagem, porém, dizer isso depois de assistir à seqüência em que os personagens assistem ao filme que fizeram e a atriz provoca risos incondicionais seguidos de uma emoção instantânea. Em meio à gargalhadas e angústia, mais uma vez Fernanda entretém como ninguém. Arrisco até a dizer que ri mais com sua personagem em ‘Saneamento Básico’ do que em ‘Os Normais’, mesmo sendo uma difícil disputa.

Além dela, Camila Pitanga mostra-se talentosa para comédia em cenas hilárias. Wagner Moura, Bruno Garcia e Paulo José dispensam comentários.

Com momentos emotivos, críticos e engraçados, o filme serve até como aula para se fazer cinema e, principalmente, questiona: cuidar da saúde OU cuidar da cultura do País? Cuidar da saúde E da cultura?

A(s) pergunta(s) cai(em) bem para o Brasil. No filme, pelo menos, cultura e saúde são contempladas. Já é um começo...

[Pela atenção, muito obrigado...da! ObrigadA porque concorda com o gênero.(Essa é pra quem viu!)]

5 comentários:

Anônimo disse...

Começo meu comentário com um desabafo: POR QUE TANTA DEMORA? Ao contrário do que foi dito no início do post, pelo menos uma alma vivente frequentou esse espaço durante essas dias de agonia por não ter notado nenhuma atualização no blog como sugerido no inicio do mês. Mas essas coisas acontecem e, já que menina Aranha está de volta, vamos deixar a birra de lado.

A minha exitação não se limita à atualização. O incível é que minutos atrás eu estava no Cinematório (www.cinematorio.blogspot.com) lendo uma crítica ao filme Saneamento Básico e, por ter chamado minha atenção, decidi vir correndo para cá e deixar um comentário no último post na esperança de sensibilizar algum somando para ir ao cinema assistir ao filme (pois ainda não tive tempo para tal).
E, como sempre, a menina Aranha foi mais rápida do que nunca e (não surpreendentemente, pois não é surpresa nenhuma ela estar antenada aos filmes que estão em circuito nacional e inter também) já tinha ido conferir o longa brasileiro.
POOOOOOUTZ eu quero mais do que nunca ver. Diria até mais que Ratatouille (?).

O filme parece ter aquele ar de metalinguagem e criticar a própria cultura cinematográfica. E com Nanda Torres... seria um sonho? Preciso conferir

Bem vinda de volta! Beijo enorme.

Anônimo disse...

Eu tb frequentei, zé.
*levanta a plaquinha do 'Bem-Vinda de volta!!!'*

Dá até vergonha de comentar depois do zé-o-especialista-em-citar-referências-para-intimidar-os-meros-leitores-não-jornalistas, mas ok.

E qto ao filme, não desmerecendo o resto do elenco, mas vamos admitir que qq coisa com Fernanda Torres é genial.
Seria clichê citar a dobradinha Fernanda Torres e Luis Fernando Guimarães mas..ah, pra que condená-los?? (duh, q confuso, condenar os clichês, não a Fer e o Lu..faltei nessa aula :p)

Beijos!!

Anônimo disse...

nacim diz:

minha criatividade nas férias tbm foi zero

Daniel Serrano disse...

Pra tirar teias de aranha, teias da aranha. Vai ver funciona com a globo. Se não, é Big Mac na cabeça!

Anônimo disse...

preciso conferir o filme! mas confesso que tô com muito mais vontade de assistir "cão sem dono", que ainda não estreiou, mas em breve

http://www.dramafilmes.com.br/caosemdono/