segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Noções básicas de especismo (ou como o ser humano é egoísta) - aula 1

Nunca em toda a minha história de soma tratei deste assunto, mas já está mais do que na hora.

Abordarei o tema em mini-textos nas minhas próximas colunas (?) de (espero) fácil digestão para que a digestão de carne de animais mortos seja repensada.


1- O termo segundo o Wikipedia

O especismo é uma discriminação muito arraigada culturalmente e não tão reconhecida socialmente. Baseia-se na diferença de espécie. De modo similar ao sexismo ou ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância pelo mero feito de se pertencer a uma determinada espécie. De acordo com a igual consideração de interesses, qualquer que seja a espécie, os interesses semelhantes devem ser respeitados. Inferir dor num animal sem se preocupar com isso, é ignorar o princípio básico da igualdade, que parte da premissa da igual consideração de interesses.

Origem

O termo foi cunhado por Richard D. Ryder e usado por ele a primeira vez em 1970 em um panfleto, mais tarde foi adotado por autores como Tom Regan e Peter Singer.


Tipos de Especismo

Existem basicamente dois tipos de especismo. O mais comum, o especismo elitista é o preconceito para com todas as espécies que não a humana. Este tipo de especismo tem ligação bastante próxima com o antropocentrismo muito disseminado em culturas patriarcais ocidentais. A outra forma de especismo, é aquele que escolhe uma(s) espécie(s) como alvo da discriminação. Por exemplo, algumas pessoas podem acreditar que nunca deva se tirar uma vida de um cão e gato, mas ao mesmo tempo podem ao ignorar o direito à vida de um boi ou porco, se alimentando destes.



Nenhum comentário: