quinta-feira, 28 de junho de 2007

Cultura, arte e conteúdo segundo o panteão

Post relâmpago só pra não recuperar fama de vagal!
Comento aqui (por cima, rapidamente e sem revisar) três fatos, de certa forma relacionados, que me incomodaram ultimamente.

1 - Segundo consta na Folha de 3a feira 19/06, a minissérie "A Pedra do Reino", baseada na obra do maravilhoso Ariano Suassuna, que misteriosamente foi aprovada na grade global, desapontou os graúdos por render "apenas" 11 pontos de audiência em média. Que fique claro que cada ponto representa 55 mil domicílios APENAS na cidade de São Paulo.

Ou seja, somente 605 mil RESIDÊNCIAS em UMA cidade do país estariam sintonizadas no programa e isso é motivo de choro para os Marinho. É a lógica da indústria cultural: não vale só ter lucro, este deve subir como um foguete!

Mas o que realmente entristece é a declaração de J.B. de Oliveira, vulgo Boninho, sobre o caso. Responsável por marcos culturais, como o Big Brother Brasil, o diretor dispara, com o crédito que lhe é devido: "A arte deveria ter seu espaço numa TV educativa ou cabo, nunca na TV aberta de massa. Produto de arte precisa de uma boa moldura, de um canal específico, de uma linha direta com quem está disposto a observá-la".
Traduzo com minhas palavras: povão não tem cultura. Povão não quer cultura. Quer Alemão roçando com lemoa. Quer cultura? Paga cabo ou satélite (que se tiver sorte acha alguma coisa).

Tem que pense diferente Mr. Boninho.

2 - Morreu ontem o poeta carioca Bruno Tolentino e, como costuma acontecer com os mortos, voltou a viver na mídia.

Conheço pouco do trabalho do poeta e não estou aqui para julgar sua obra. Mas uma declaração do autor, que sempre teve fama de polêmico, dá coceira na língua. Explicando porque se irritou ao saber que, no colégio, apresentavam ao seu filho mais novo a obra de grandes nomes da música popular, como Caetano Veloso, lado a lado com os grandes escritores de nossa história, soltou a seguinte: "É preciso botar os pingos nos is. Cada macaco no seu galho, e o galho de Caetano é o showbiz. Por mais poético que seja, é entretenimento. E entretenimento não é cultura."

Entretenimento não é cultura? Música não é cultura? Literatura não é entretenimento? Que lástima....


3 - A Pontifícia Universidade Católica de Campinas oferece gratuitamente, contanto que se tenha pago previamente cerca de oito centenas de rais mensais, a possibilidade de imprimir a estrondosa soma de 250 cópias SEMESTRAIS (sim semestrais).

O número equivale a cerca de metade de UM livro didático que foi utilizado em UMA matéria de UMA turma do curso de jornalismo. E para completar a alegria, o conteúdo impresso deve ser autorizado por um grupo (aparentemente formado por pós-graduandos em MSN) que avaliarão se o material é ou não suficientemente relevante para ser impresso. Nossos censores particulares.

O que é "didático" para um graduando em jornalismo? Sejamos sinceros, um jornalista não é especialista em nada. Dentistas são especialistas em dentes, pedreiros em construção, advogados em leis. E jornalistas? Que ninguém diga que jornalistas sabem de JORNAL. Um jornal não é nada por si só. É um amontoado de informações sobre temas diversos que devem ser, no mínimo parcialmente, conhecidos pelo grupo que compõe o jornal. E, para isso, QUALQUER informação é relevante. Deveriamos, em tese, saber o básico sobre tudo ( o que é obviamente impossível) mas a instituição não permite ao menos que tentemos.

Com o que devemos gastar nossa astronômica cota de impressão (vulgo: biblioteca em potencial)? Quem sabe com o currículo Lattes de nosso idolatrado corpo docente. Mas então, o que fariamos com as outras 249 folhas?

Dica de hoje: o livro Dentes Guardados, de Daniel Galera, que pode ser baixado gratuitamente (e com o consentimento do autor) no site http://www.ranchocarne.org/. A obra, com muito esforço e algumas mentiras, tem pelo menos uma cópia feita por mim no laboratório da Puc-Campinas.


* Rodrigo Levy gosta de ouvir, ver, imprimir e ler cultura. Mas tá tão dificil...

8 comentários:

Daniel Serrano disse...

"Paga cabo ou satélite" coube bem a Boninho, mas haveria melhor frase, que lhe alcançaria melhor a altura. No lugar de "paga", um "pega". "Pega cabo ou satélite e...". Bom, este é um blog de família.

marina aranha disse...

mais uma vez passo para celebrar a qualidade desse humilde blog e dos seus colaboradores.
não dá nem para dizer que foi feito num 'corisco', vai.
e se eu não falasse ninguém saberia.
desculpa! (:
haha

6!

Levy disse...

Putz... jornalista burro demais.... quanto erro besta... nunca mais faço post apressado... já sou ruim nos que tenho tempo pra elaborar!
Perdão

Anônimo disse...

Meus caro Lévis, antes dores nos tímpanos, como diria nossa Loirala Cléo do que fama de vagal.

Sou completamente indignado em relaçao às cotas de impressão. Última quinta-feira presenciei uma cena lastimável quando a "atendente" também conhecida como Miss Organizadora de Papéis Empressos do laboratório meio que se recusou a imprimir um livro sobre o Zappa para meu amigo Bonillo. Indignado, me ofereci para imprimir o resto do livro e, inclusive, na minha cota. Infelizmente, ela não "tretou" comigo quando fui buscar a impressão - ela simplesmente olhou para o chumaço de folhas ecomentou "tudo em inglês, huh?". Já tinha um discurso pronto na ponta da língua caso ela demonstrasse indícios de "tretamento" ao induzir a não entregar as folhas para mim. Foi uma pena eu estar preocupado com a nota de economia, se não, ela teria ouvido poucas e boas, começando por "ESTÁ EM INGLÊS, SIM. EXISTE ALGUMA NORMA QUE ME PROIBA DE IMPRIMIR TEXTOS EM UM IDIOMA QUE NÃO SEJA MEU IDIOMA NATIVO? POSSO TER O DIREITO DE ESTIMULAR O MEU CÉREBRO AO LER EM OUTRA LÍNGUA? POSSO IMPRIMIR UM LIVRO RARO QUE AJUDARÁ NA COMPOSIÇÃO DO MEU PROGRAMA DE RÁDIO TEMÁTICO QUE VARELÁ COMO PROVA SEMESTRAL? YES, IT'S IN ENGLISH AND THE BOOK IS ON THE TABLE. IN FACT, THE BOOK IS WIDE OPEN ON THE TABLE... AND IN ENGLISH!"



(perdoe os erros, não reli o comentário)

Anônimo disse...

é LOIRAÇA =[

Anônimo disse...

leio mais tarde.

Anônimo disse...

Meu deus, o soma não entra de férias junto com os postadores, entra?

*ainda bem que segunda ainda não acabou. ainda há tempo para o post de segunda*

Anônimo disse...

ma oe