terça-feira, 3 de julho de 2007

Sábia Vani

O jornal britânico 'The Guardian' publicou, no último sábado, a lista dos 'mil filmes para se ver antes de morrer' (pobre rima para '1000 films to see before you die').
Nessa lista, não só a tradução brasileira para o título passa vergonha, como a sua presença cinematográfica: apenas 4, entre os 1000 títulos são do País.

“Pixote - a lei do mais fraco”, de 1981, dirigido por Hector Babendo é o primeiro a aparecer. Em seguida, “O beijo da mulher aranha”, de 1985, do mesmo diretor.
Além desses, os outros títulos que fazem parte da lista são velhos conhecidos do público brasileiro, com o perdão da má escolha das palavras. Esclareço: não pelo ano produzido, mas ‘velhos conhecidos’ por sua grande expressão no País, "Central do Brasil" (1998) e "Cidade de Deus" (2001), dirigidos, respectivamente, por Walter Salles e Fernando Meirelles.

E acreditem ou não na ironia do destino, "Bad Santa" está lá!

Para isso deve haver uma explicação!
Não ouso procurá-la, porém – quem quiser - há de se concordar que uma lista feita por um diário conhecido mundialmente conta com filmes também conhecidos mundialmente e isso leva ao fato de que grandes produções artísticas do Brasil ou qualquer outro país que não tiveram projeção lucrativa ou publicitária nos cinemas, não constarão como películas que devam ser vistas antes da sua morte (!).

No entanto, sabe-se que a escolha é de cada um e eu – embora não interesse – ainda opto por abolir "Bad Santa" e achar incrível "Os Normais" afinal, comédia por comédia, o que é nosso é nosso!
E viva às frases esclarecedoras!

Enquanto isso, aqui no Brasil, o cinema novo de Glauber Rocha – ignorado pela lista – tem papel importante graças à sua inovação, que influenciou gerações de cineastas.
Já entre os grandes colaboradores do cinema nacional hoje, Selton Mello é um dos primeiros da fila. Com seu programa ‘Tarja Preta’ no Canal Brasil, apresenta personalidades nacionais em uma espécie de resgate histórico do cinema. Atuando, tem grandes performances na TV, no cinema e até em curtas-metragens, como em
“Tarantino’s Mind”.

Decida seus mil filmes – ou mais, ou menos – e assista-os.
Sem listas.
O melhor é se decepcionar ou se surpreender por conta própria, pensando depois e tirando suas próprias conclusões. Afinal, como disse a saudosa Vani, noiva do Rui, filmes americanos, que durante são ótimos, podem não ser tão bons assim, se você parar para pensar depois de assistir.

Incontáveis as vezes que isso já aconteceu comigo.

Alguém mais, alguém mais?

*Marina Aranha não tem criatividade. As aulas da faculdade não surtiram efeito.

7 comentários:

Anônimo disse...

Podemos dizer que essa e´a lista dos 1000 filmes para conferir antes de morrer segundo a visão dos norte-americanos (uma pequena parecela, diga-se de passagem). O que achar de uma lista que contém bad santa em um de seus itens? Está faltando Acqária para fazeer comapnhia ao filme da inspiradora L. Graham.

[...]

Ah, Dona Rosa. Agora você vai colocar a culpa na Dona Rosa. Crente, cardecista, mãe de cinco filhos, viúva, que não pratica sexo desde 63... cê vai dizê que ela agora ta tomando champanhe numa taça de cristal com batom rosa-choque e ainda vem depois tacá arroz na sua cama, Sérgio?

Daniel Serrano disse...

Nem me fale das aulas de criatividade. Vou levar protetores auriculares.

Levy disse...

Nusss... quantos posts surgiram na minha ausência virtual de alguns dias... aUHahUauH....
Muito filmin vagabundo nessa lista... vixi...
Queria uma lista do tipo: 1000 pessoas para matar antes de morrer...
Essa ia divertir em um meio "politicamente incorreto mas divertido"

Anônimo disse...

"casablanca" é todos os filmes que você precisa ver antes de morrer. e o gláuber é genial, mas tem que ter saco de ferro pra aguentar quase 3 horas de "a idade da terra" (eu tô me preparando psicologicamente desde 2001...)

Anônimo disse...

dos indispensáveis brasileiros, eu diria "limite" (1931, "lavoura arcaica", e dos mais novos, "cinema, aspirinas e urubus" e "o céu de suely"

marina aranha disse...

nada como somas somando o post!
obrigada, 'trutas'!
(:

Anônimo disse...

oi