segunda-feira, 21 de maio de 2007

A SOMA de todos os dedos

Não se engane pelo nome desta publicação!

Esta é a informação mais fidedigna (talvez a única) que você encontrará aqui. Depois não diga que não avisamos.

Corrijo: O erro não está no nome em si, mas no conceito popular da palavra SOMA.

Geralmente associamos soma com algo positivo..Por isso, nos sentimos na obrigação de lembrar que o resultado da soma de um ou mais negativos é também um número negativo. Mas também deixamos claro que isso é o mais próximo que chegaremos da matemática por essas bandas.

Fica assim registrada a regra N° 1 – Desconfie de nossas informações. Verdades e mentiras se encontrarão cruzadas de tal forma que deixariam o ombudsman louco (por isso ele foi demitido antes de começarmos).
Mas você, leitor atento, pode se perguntar: “Ué, e quanto ao soma, a droga criada por Aldous Huxley em seu ‘Admirável mundo novo’?”
Correto, aplicado leitor, acreditamos que o SOMA da literatura também serve como uma bela fuga para nossas explicações. Não que já tenhamos experimentado. Apenas sabemos que a droga proporciona uma felicidade permanente e é almejada por todos.
Longe de nós, considerar o SOMA algo almejado. Ou não. Você decidirá. Sem ligações, torpedos SMS, cartas ou e-mails. Apenas com a sua breve visita.

Faz-se então, a regra Nº2 – As colocações do SOMA terão significados dúbios que confundirão a sua cabeça, leitor. Mas não se engane: ao deparar-se com um post que possua 13.257 significados diferentes, tenha sempre em mente: “Cadê a 13.258ª interpretação?”. Pois, embora possamos criar algo incrivelmente metafórico, podemos não ter tido a intenção de transmitir aquilo que nos foi associado.
Você pode se perguntar se essa regra não é igual à primeira. Mas não, ela não é. E está aí a primeira prova de que tudo aqui deve ser lido com muita atenção – a qual você, presente leitor, não duvido, dispõe de sobra – para que o SOMA tenha seu mais profundo objetivo alcançado.

Ainda não o definimos muito bem, mas ter a leitura compreendida, acreditamos, é um bom primeiro passo.
O segundo passo?

Cuidado com o precipício.Se decidir ir em frente, tenha certeza de pular de cabeça.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Faça um comentário" diz o blog. Do jeito que 'ele' fala, até parece fácil. Parece, mas não é... Bom, fazê-lo-ei de qualquer modo, o quão difícil seja ou não. Um blog ainda engatinhando, mas com um grande potencial. Abrangente, de modo que ainda não seja possível identificar um tema central, se é que possui um... Se não possui, de nada deixa a desejar... Conclusão: Leitura agradável, de alto nível...

Anônimo disse...

Há alguns dias finalmente descobri o link do tão cuchichado SOMA. Posso afirmar que esse dia é considerado por mim um dia de descoberta, o dia que descobri que a palavra-título do blog possui muito mais sinônimos do que o Houaiss possa expor.
Mas o que me acrecenta uma palavra ter mais significados do que imaginava? Oras, a questão não é essa! Pensamos da seguinte forma: se essa palavrinha de quatro letras, que escutamos desde os 6 anos de idade nas aulas de Matemática da professora Maricota, possui muito mais significados do que possamos imaginar, o que podemos dizer das outras cenetas de palavras das quais nosso alfabeto é composto? ISSO SIM é um caso para se pensar. E aí que identifico com proposta do SOMA: indagação, questionamento e crítica! Temos que questionar todos os movimentos e situações que nos acercam. Não se contentem com o "because I said so" de sua mãe após ela mandar você usar 3 blusas para sair em uma noite de inverno. EStá frio? Está. mas quem garante que esse foi o motivo pelo qual ela te obrigou a se proteger paranóicamente de uma friagem?
Indague-a, questione-a, há sempre uma razão por trás dos atos. Prefira nunca estar satisfeito... quando achar que você compreendeu, faça força - e segure o intestino - pois, como diz a Regra nº 2, há sempre uma explicação alternativa.

Anônimo disse...

E o fiel leitor vai ao delííírio com o novo [i]banner[/i]!